Garoto de 13 anos reúne 2 mil cordéis e cria ‘cordelteca' com nome em homenagem a um ipuense em Bauru (SP)


Desde os cinco anos de idade, após assistir ‘Lampião, o Rei do Cangaço’ (1964), Pedro Popoff nutre interesse e admiração pela cultura nordestina. Daquele encontro em diante, ele começou a desbravar as diferentes manifestações artísticas do Nordeste brasileiro, principalmente o cordel.

Hoje com 13 anos, Pedro, que vive em Bauru, no interior paulista, ajuda a divulgar a cultura nordestina em sua escola e já recebeu muitas doações de cordéis. Boa parte vinda de autores!
Em 2017, Pedro começou a planejar a criação de uma biblioteca específica para obras de literatura de cordel e em abril de 2019, aos 13 anos, conseguiu realizar este sonho. Para isso, ele contou com o apoio de poetas e academias especializadas.

‘Cordelteca’

A cordelteca foi batizada de Gonçalo Ferreira da Silva, em homenagem a um poeta de Ipu, no Ceará, conhecido por ser um dos fundadores da Academia Brasileira de Literatura de Cordel.

O adolescente ficou conhecido na região, sendo chamado de Pedro do Cordel, especialmente por usar roupas características e acessórios típicos do sertão. Ao lado dos pais, ele desenvolveu o projeto Brincando de Cordel, onde visita escolas e participa de eventos para falar sobre a cultura nordestina.

Para inaugurar a cordelteca, Pedro fez uma vaquinha virtual, conseguindo arrecadar pouco menos da metade do valor necessário para reformar o espaço. Trocou então o presente de aniversário pelo restante em dinheiro necessário para concluir a reforma, com o apoio dos pais. Além disso, recebeu contribuições de familiares e de alguns empresários.lém do acervo literário, a cordelteca conta com objetos de origem nordestina, como uma coleção de chapéus e um gibão doado pelo poeta Chico Neto Vaqueiro, de Fortaleza (CE).

A cordelteca está localizada na Rua Treze de Maio, 12-45, na região central de Bauru. Fica aberta de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h; aos sábados, das 9h às 13h. Visitas monitoradas devem ser agendadas pelo telefone (14) 99731-56
76.



Fonte: Folha/Fotos: Jaime Prado/Divulgação 

Pedro já conseguiu reunir cerca de 2 mil obras através de doações de diversos artistas.

Postagens mais visitadas