Indústria demandará 277 mil profissionais capacitados até 2023 no Ceará




Um dos setores que demanda os níveis mais altos de inovação, a Indústria deverá requerer a capacitação de 277,5 mil trabalhadores no Ceará até 2023. Segundo o Mapa do Trabalho Industrial, elaborado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), o setor ainda deve requerer maior versatilidade de seus operários, colocando em alta cursos de áreas transversais, que podem atuar em diferentes frentes.

Na formação técnica (indicada principalmente para matriculados e egressos do ensino médio), a indústria demanda a formação de 11,6 mil profissionais em áreas transversais no Estado. Além disso, os segmentos de informática (6,37 mil), energia e telecomunicações (6,31 mil), têxtil (5,4 mil) e eletroeletrônica (3,7 mil) também estarão em evidência nos próximos quatro anos, segundo o Senai.

Entre as funções propriamente ditas, as que precisarão de mais profissionais dentro e fora da indústria são as de técnico em operação e monitoração de computadores (4,3 mil), técnico de planejamento e controle de produção (3,7 mil), colorista (3,1 mil), técnico em eletricidade e eletrotécnica (3 mil) e supervisor da indústria têxtil (2,1 mil).

Qualificação

Já no segmento de qualificação profissional que, segundo o Senai, inclui cursos indicados a jovens ou profissionais que já atuam no mercado de trabalho e que buscam desenvolver novas competências e capacidades, as áreas com maior demanda até 2023 são confecção e vestuário (13,3 mil), metalmecânica (11,5 mil), alimentos (8,1 mil), energia e telecomunicações (6 mil) e química, petróleo, gás e fármacos (4,6 mil).

Os cargos que devem ser mais ofertados são operador de máquina para costura (11,7 mil), mecânico de manutenção industrial (4,4 mil), padeiro e confeiteiro (4,2 mil), operador de instalações e máquina de produtos plásticos (4,1 mil) e instalador e reparador de linhas e cabos elétricos, telefônicos e de dados (3,7 mil).

Diário do Nordeste

Postagens mais visitadas