O Conselho
Monetário Nacional (CMN) aprovou nesta quinta-feira (26) uma resolução que fixa
em 30 dias o prazo máximo para que os bancos atendam ao pedido de clientes para
encerramento de conta. A norma começa a valer em 1º de janeiro de 2020.
Atualmente esse prazo já é estabelecido, mas somente em uma autorregulamentação
do setor bancário.
No segundo
trimestre de 2019, o Banco Central registrou 1.022 reclamações de clientes
devido a irregularidades no processo de encerramento de conta de depósito à
vista. O ranking não especifica se a reclamação se deveu à demora para que o
banco atendesse ao pedido.
O Bradesco
foi o banco que mais registrou esse tipo de queixa: 327 no segundo trimestre. O
segundo mais reclamado foi a Caixa Econômica Federal (155) e, o terceiro, o
Itau (124).
Desde
2016, é permitido que pessoas físicas abram e fechem contas correntes pela
internet, sem a necessidade de irem pessoalmente a uma agência bancária.
O
serviço é opcional e pode ser oferecido pelos bancos, desde que eles disponham
de mecanismos de controle para verificar a identidade dos clientes.