Polícia Civil prende homem que figurava na lista dos mais procurados da SSPDS


Uma ação integrada da Polícia Civil do Estado do Ceará, por meio do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), em conjunto com a Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), resultou na captura de um homem que figurava na lista dos mais procurados do Estado pelo latrocínio que vitimou um italiano em dezembro de 2016. Os detalhes da operação policial foram repassados, na manhã desta segunda-feira (09), em coletiva de imprensa realizada na sede do DHPP.

Emanuel Alfredo Moreira Alves (27), que já responde por tráfico de drogas e posse ilegal de ar
Pierlugi Baroli (51), foi capturado, na última sexta-feira (06), após uma operação policial realizada durante cinco dias. “Pai do mato”, como era conhecido o suspeito, foi capturado na localidade de Preguiça, em Itapiúna, na Área Integrada de Segurança 15 (AIS 15) do Estado. O homem se escondia dentro de um vasto matagal, de onde saía apenas para se alimentar e tomar banho.

Conforme Leonardo Barreto, diretor do DHPP e responsável pela operação que resultou na captura do foragido, o crime foi praticado por cinco pessoas, sendo Emanuel o único envolvido no crime que estava foragido. “Nós fizemos diversas investidas e utilizamos o nosso serviço de inteligência para localizá-lo. Tínhamos policiais dedicados quase que exclusivamente nesse caso. Dentro do matagal, ele construiu uma pequena casa que funcionava de abrigo para ele. Quando ele percebia que a Polícia estava se aproximando, fugia para esse local”, explicou o delegado. Leonardo disse ainda que uma das diretrizes do DHPP é fazer com que casos como esse não caiam na impunidade. “Nossa missão é fazer com que casos assim não caiam na impunidade. Esses indivíduos são um grande risco para toda a sociedade e nosso principal objetivo é retirá-los de circulação. Pois eles podem voltar a delinquir com muita facilidade, inclusive agindo contra as pessoas da região onde costumam se esconder”, afirmou Leonardo.

O diretor do DHPP afirmou ainda que a população contribuiu com informações que possibilitaram que os policiais chegassem até Emanuel. “A população ficou ao nosso lado. Quando percebeu que estávamos à procura de um foragido, repassou informações valiosas”, disse. Durante a ação, os policiais civis encontraram em uma residência que servia de esconderijo para o foragido, mais de meio quilo de maconha, além de apetrechos para embalagem da droga. Com isso, Emanuel também foi autuado em flagrante por tráfico de drogas.

O relações-públicas da Ciopaer, tenente-coronel Marcus Costa, ressaltou o trabalho integrado realizado na operação. “A integração é a palavra-chave das ações da segurança pública no Estado do Ceará. A Ciopaer, de sua natureza, já é uma unidade integrada em sua formação. Seja qual for a missão, nós já estamos intrinsecamente relacionados para prestar o apoio”, disse. O tenente-coronel explicou ainda como as aeronaves são utilizadas nesse tipo de missão. “As nossas aeronaves possuem algumas funções para auxiliar nesse tipo de operação. Nós podemos realizar a varredura do local – tanto visual – por meio dos tripulantes que observam de cima, quanto com as câmeras – HD e UltraHD e no período noturno com a câmera infravermelho que capturam imagens através do calor. Também provemos segurança às equipes que estão no solo, pois eles sabem que possuem uma plataforma de observação elevada que pode fazer uma alerta antecipada de algum risco e, caso ocorra algum ferimento no alvo caçado ou nos próprios policiais que participam da ação, a aeronave já está equipada para realizar um resgate”, detalhou Marcus Costa.

O crime

O latrocínio que vitimou Alberto Antônio Pierlugi Baroli (51) ocorreu na madrugada do dia 3 de dezembro de 2016. A vítima foi surpreendida por Emanuel e comparsas que invadiram a residência, localizada no município de Beberibe, onde o italiano estava com sua esposa. Emanuel é apontado com o autor dos golpes de faca que ceifaram a vida da vítima.

Os outros envolvidos no crime tratam-se de Francisco Harlen Ferreira de Queiroz (22), que já responde por dois crimes de roubo; Gilmar Paiva de Morais (26), que já responde três procedimentos por roubos; Thiago dos Santos Pereira (29) e Damiana Paiva da Silva (30), ambos não possuíam antecedentes criminais anteriores ao latrocínio. Todos já haviam sido capturados. Com a prisão do Emanuel, o caso está encerrado.


(SSPDS)

Postagens mais visitadas