ETAs Móveis abastecem 3 mil cisternas em comunidades agrícolas do Ceará



Até o fim de outubro a Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) estima alcançar o abastecimento de 3 mil famílias em regiões assistidas pelo Projeto Paulo Freire em 2019. Entre os meses de novembro e dezembro, a expectativa é que mais 2.330 cisternas recebam aporte para consumo humano até a próxima quadra chuvosa por meio das Estações de Tratamento Móveis (ETAs Móveis).


Os municípios de Mucambo, Salitre e Assaré serão assistidos a partir da próxima semana pelas ETAs. De acordo com o responsável pela meta de abastecimento do PPF, Orestes Serafim, “as estações estarão em Mucambo atenderão 550 famílias. Em novembro vamos abastecer 1.225 cisternas em Salitre”.


Outras 206 cisternas em comunidades de Assaré também receberão água até dezembro.
De acordo com o secretário De Assis Diniz “fecharemos este ano com 5.330 famílias que vivem na extrema pobreza com água em casa através do trabalho desenvolvido pelas ETAs. O Governo do Ceará garantiu ao longo do ano que estes agricultores não fiquem desassistidos neste importantíssimo direito que é o acesso a água”.


Na primeira quinzena de outubro 638 cisternas foram recarregadas em Potengi (310) e Coreaú (328). As Estações de Tratamento Móveis (ETAs Móveis), adquiridas com o governo de Israel, cuidam do tratamento d´a água captada a partir em mananciais públicos e, por carros-pipa adquiridos pelo projeto, realizam a primeira recarga das cisternas nas regiões de Região de Sobral, Inhamuns e Cariri Oeste.


Atualmente a SDA dispõe de cinco ETAs e uma estação dessalinizadora, capaz de tratar água salobra e transformá-la em potável às populações do semiárido cearense. Cada estação produz até 4.500 litros de água por hora.

O POVO

Postagens mais visitadas