Redeterapia é utilizada para recuperar bebês prematuros no Hospital Regional Norte, em Sobral


O Hospital Regional Norte (HRN), em Sobral, atende cerca de 55 municípios cearenses e é referência no estado em técnicas não invasivas para a recuperação de prematuros. Uma delas é a redeterapia, usada com bebês com quadro clínico estável. 

Rafaela e a mãe, a professora Jamile Lima, ainda experimentam os benefícios do tratamento feito na unidade. Após complicações durante a gravidez, Rafaela veio ao mundo prematuramente, no dia 9 de agosto deste ano. 

Com 28 semanas incompletas de gestação e apenas 730 gramas, a pequena Rafaela figura no quadro de bebês prematuros extremos. Mãe e filha foram atendidas na Unidade Neonatal do HRN e ainda aguardam a tão esperada alta médica. 

O HRN conta a Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (Utin), que atende prematuros em quadros clínicos mais complicados, além das unidades de Cuidado Intermediário Convencional (Ucinco), para pacientes com dificuldades na amamentação, por exemplo, e a de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru (Ucinca), onde Rafaela e a mãe estão. A unidade acentua o ganho de peso das crianças prematuras saídas da Utin. 

O Hospital Regional trabalha com foco nas ações conjuntas e em atividades terapêuticas. “O bebê ainda não consegue ficar muito do colo e na redinha ele fica mais aconchegado. A rede adequada ao seu tamanho faz com que ele se sinta abraçado e o nível de oxigênio melhora”, detalha a coordenadora do Serviço de Neonatologia, Cristiane Lemos.



(G1/CE)

Postagens mais visitadas