Recorde nacional de voo planador é registrado na Serra da Ibiapaba


A Serra da Ibiapaba, no Ceará, foi palco de outro recorde nacional na aviação desportiva. Em cerca de 10 horas e 30 minutos, o engenheiro Sergio Andrade e o copiloto, o também engenheiro Silvio Masiero, saíram do Aeroporto de São Benedito em um planador ASH-30Mi e atravessaram mais de mil quilômetros por três municípios cearenses e um piauiense.

Com o feito, a dupla estabeleceu um novo recorde brasileiro. Juntos, sobrevoaram, sem interrupção e com apoio apenas de correntes de ventos, uma distância de 1.100 km em cerca de 10 horas e 30 minutos. O trajeto cortou São Benedito, Campos Sales (na Chapada do Araripe), Granja e União (PI).

Cidade dos Recordes

O recorde anterior também era de Sergio Andrade, registrado no próprio município, em 2018. Na ocasião, em São Benedito, compondo dupla com o engenheiro Itamar Lessa, Sergio atingiu 1.004 km em 10 horas e 21 minutos, fazendo um triângulo com as cidades de Coelho Neto, no Maranhão; Fronteiras, no Piauí; e São Benedito. 

O trajeto do voo é conhecido como triângulo FAI (Federação Aeronáutica Internacional), com traçado estabelecido baseado em critérios e proporções. 

“No Nordeste, as térmicas são mais fortes e a estação mais longa”, explica Sergio. A Serra da Ibiapaba é referência para praticantes de modalidades como parapentes e asa delta por conta da forte corrente de ventos. Os recordes são reconhecidos pela Comissão de Aerodesporto Brasileira (CAB), representação da FAI no Brasil.


(Diário do Nordeste)

Postagens mais visitadas do mês