Aeroporto de Sobral será financiado com dinheiro de fundo federal e bancos públicos


Com obra orçada em R$ 61,8 milhões, a construção do novo Aeroporto Regional de Sobral já conta com projeto e licitação previstos para fevereiro. O financiamento para a construção, deve ser buscado de um fundo do Governo Federal para obras aeroviárias. Outros mecanismos como aportes do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES) e o Banco do Nordeste (BNB) são analisados.

O projeto anunciado pela Secretaria da Infraestrutura (Seinfra) prevê a construção de um aeroporto internacional. O Governo justifica a construção pela demanda superior à capacidade do atual aeródromo da cidade, que fica na zona urbana de Sobral, e não possui espaço para ampliação.

Conforme o projeto a ser executado, o aeroporto ficará a 13 quilômetros de distância do centro urbano de Sobral. A pista de pouso e decolagem terá 1.800 metros de extensão por 30 metros de largura, além de pistas de rolamento e pátio de aeronaves.

A estrutura que será construída em Sobral permitirá receber aeronaves de porte médio, tais como Boeing B737-800, Airbus A319, Embraer EMB 190/135/120 e ATR 52/72. O equipamento também contará com pistas de rolamento e pátio de aeronaves. De acordo com a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Econômico de Sobral, a construção atende aos anseios antigos de empreendedores da Região Norte e vai permitir que novos investimentos sejam atraídos de forma simplificada.



(A Voz de Santa Quitéria)

Postagens mais visitadas