Chuva diminui e Ceará registra menor número de municípios com precipitação neste fim de semana


Ceará tem diminuição no número de municípios com precipitação neste sábado, 11, e domingo, 12. Com o deslocamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) para o norte do Estado, houve redução nas condições favoráveis para chuva, e a maior precipitação registrada durante o fim de semana foi no posto de Timonha, no município de Granja, com 37 mm. Nesta segunda-feira, 13, a rede de radares meteorológicos da Funceme apresenta chuva avançando para o litoral de Fortaleza.

De acordo com a Funceme, há chances de chuva nesse começo de semana, com intensidade fraca e concentrada no período da madrugada e da manhã. Conforme observado pelos meteorologista da Funceme, há ainda a presença de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCan), com o centro localizado no noroeste da Bahia, que desfavorece a precipitação sobre o Ceará.

Apesar disso, o Ceará tem se aproximado da média esperada para o mês, com 86,1 mm, nesta primeira quinzena de janeiro. Restam ainda 12,85 mm para atingir a meta nesse período que antecede a estação chuvosa.

Segundo balanço parcial da Funceme, referente ao período das 7 horas do sábado, 11, até as 7 horas do domingo, 12, choveu em pelo menos 45 municípios. Até às 9h50min desta segunda-feira, 13, foram registradas 12 cidades com chuva, no mesmo mesmo período de 24 horas, desde o domingo.

Em contrapartida, a última semana terminou com chuva em parte considerável do Estado. Conforme observado no balanço parcial da Funceme, das 7 horas da sexta-feira, 10, até o mesmo horário do sábado, 11, choveu em 124 municípios, com maior precipitação em Acaraú, que registrou 120.1 mm no posto de Aranaú.


(O Povo)

Postagens mais visitadas