Mulher atropelada por motorista que furou bloqueio policial no Ceará corre risco de ficar paraplégica

Ana Paula Martins Pernambuco foi atingida por um motorista em fuga na cidade de Sobral, no Ceará — Foto: Reprodução/ Arquivo pessoal

Atropelada pelo motorista de um carro blindado em janeiro deste ano, a técnica de enfermagem Ana Paula Martins Pernambuco, 39 anos, corre o risco de ficar paraplégica. Ana Paula teve a bacia fraturada na colisão, ocorrida na cidade de Sobral, interior do Ceará, e aguarda uma vaga para realizar cirurgia de reparo no Instituto Doutor José Frota (IJF). Caso a operação não seja feita, a vítima pode perder os movimentos das pernas. 

No dia 16 de janeiro, a motocicleta em que Ana Paula e a irmã, Sandra Maria Martins Pernambuco, trafegavam foi atingida pelo carro conduzido pelo empresário Éder Mourão Sá. O motorista furou um bloqueio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que havia recebido denúncias de manobras perigosas na BR-222. Na fuga, ele colidiu com a moto e outros veículos estacionados nas proximidades. A técnica de enfermagem estava a caminho do trabalho. 

Segundo Sandra Maria, a equipe médica da Santa Casa de Misericórdia de Sobral (SCMS), onde Ana Paula está internada, informou que o hospital não tinha material para a cirurgia de reparo na bacia e que a vítima deveria ser transferida para o IJF. Ana Paula chegou a ser preparada para transferência, mas ainda não foi contemplada com a vaga.

“Nos informaram que não tem leito para receber ela no IJF. A única resposta que nós recebemos é que há um déficit e que não tem vaga”, informa Sandra, que conduzia a motocicleta no momento da colisão e também ficou ferida. 

Ana Paula já passou por três cirurgias para reverter os efeitos da colisão, duas na coluna e uma no pulmão. O novo procedimento é necessário para evitar a paralisia nos membros inferiores e outros riscos. “Na Santa Casa, colocaram um fixador provisório para que ela aguente até a transferência. 

Mas como é temporário, o corpo já começou a rejeitar e ela pode ter uma infecção”, completa Sandra.
Ao G1, o IJF informou, por meio de nota, que recebeu a solicitação de internação de Ana Paula apenas no dia 6 de fevereiro, por meio da Central de Regulação de Leitos do Ceará. De acordo com o hospital, a transferência de Sobral para Fortaleza segue a ordem do sistema e deve acontecer nos próximos dias. Até lá, ela deve permanecer sob cuidados médicos, sendo medicada e realizando exames, se necessário.


(G1/CE)

Postagens mais visitadas