Para conhecimento:
No segundo semestre de cada ano acontecem as reuniões de alocação negociada de água dos açudes monitorados pelo estado (COGERH), onde são levantadas informações a respeito dos múltiplos usos dos referidos açudes e apresentadas junto às comunidades locais e representantes dos municípios: prefeitura, concessionárias de abastecimento humano, órgãos ambientais, usuários de água bruta, etc...
Após serem apresentados os cenários (possíveis vazões a serem retiradas dos açudes para consumo) que são aprovados pelos comitês de bacias hidrográficas em reunião prévia às de alocação(reunião dos parâmetros de alocação), são feitas e apresentadas simulações de esvaziamento dos açudes para cada cenário, de modo a ter uma previsão de volume de água que o açude chegará ao final da alocação, que geralmente ocorre no dia 31 de janeiro de cada ano. A partir de então, é aberta uma votação para decidir qual o cenário aprovado.
A reunião realizada hoje dia 12/02/2020 denominada “Reunião de Encerramento da Operação 2019.2 do açude Bonito” refere-se às informações de como ficou a situação do açude Bonito após a sua alocação, operando com uma vazão de 40 L/s para atender a uma complementação na demanda de abastecimento humano de Ipu realizado pelo SAAE, bem como às demandas de alguns irrigantes situados imediatamente a jusante da parede do açude, por meio de liberação de água através da comporta para o trecho do rio.
Para o semestre 2019.2 foi aprovada uma vazão de 40 L/s, estando o açude com um volume armazenado de 48,8 % de sua capacidade total no dia 06/09/2019, sendo simulado que o mesmo chegaria com 24,7 % no dia 31 de janeiro de 2020 liberando esta vazão. No entanto, o mesmo chegou com um volume ainda maior (34,04%), o que significa dizer que a operação foi positiva quanto à economia de uso de água do açude.