TRE-CE cassa mandatos de Genecias Noronha e Aderlânia Noronha por abuso de poder político


O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) decidiu, nesta terça-feira (12), por 6 votos a 1, cassar os mandatos do deputado federal Geneciais Noronha (SD) e de sua mulher, a deputada estadual Aderlânia Noronha (SD), por abuso de poder político e econômico nas eleições de 2018. 

A decisão cabe recurso, e os dois continuam no mandato enquanto puderem recorrer da decisão. O advogado dos deputados afirma que aguarda a publicação da decisão para recorrer. 

Além disso, a Corte também decretou a inelegibilidade dos parlamentares e de Raimundo Noronha Filho, prefeito de Parambu e irmão de Genecias, e de Luiz Noronha Júnior, vice-prefeito de Parambu.
Eles foram acusados de abuso de poder político por publicidade institucional na página oficial da Prefeitura de Parambu, cujo prefeito é cunhado de Aderlânia, durante o período de pré-campanha. A acusação afirma que houve “um explícito sistema de marketing pessoal”. 

Genecias e Aderlândia também foram acusados de abuso de poder econômico, por meio de derramamentos de santinho de candidatos concorrentes ao pleito, em locais de votação de Boa Viagem.



(G1)

Postagens mais visitadas