Chuva de 170 mm destrói rodovia na cidade de Lavras da Mangabeira


O município de Lavras da Mangabeira, na região Centro-Sul, registrou a maior chuva do Estado, entre 7h de ontem e às 7h desta quarta-feira (18). O acumulado de 170 milímetros subiu volume de rios e açudes e destruiu parte da CE-153, que liga Lavras da Mangabeira e Aurora. A força da água em um açude, ao lado da rodovia, perfurou o solo e fez o asfalto ceder.

O trecho tinha recebido obras de pavimentação em 2018. Ao todo, foram investidos R$ 18 milhões em 14 quilômetros de serviços de terraplenagem, pavimentação, revestimento asfáltico, drenagem, bueiros e pontes, sinalizações horizontal e vertical, além de proteção ambiental.  

Além disso, a chuva fez o Rio Salgado registrar seu maior volume neste ano, em Lavras da Mangabeira. A água cobriu a barragem na sede do município, que liga o Centro da cidade ao bairro Bela Vista e ao Sítio Extrema. Até agora, o leito não atingiu nenhum imóvel.   

Maior afluente do Rio Jaguaribe, a água que caiu em Lavras da Mangabeira será importante para o aporte do Açude Castanhão, que abastece a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Atualmente, o maior reservatório do Estado apresenta 4,39% de sua capacidade. 



(Diário do Nordeste)

Postagens mais visitadas