Pires Ferreira: Marfisa anuncia plano de contingência em combate ao coronavírus



Escolas terão almoço durante a quarentena, pessoas em viagem serão observadas e um canal exclusivo para tratar do assunto foi disponibilizado.

A prefeita de Pires Ferreira, Marfisa Aguiar, tem usado as redes sociais para anunciar as medias que serão tomadas no combate ao coronavírus. Dentre elas estão um canal exclusivo para dúvidas e consultas, suspensão de aulas e distribuição de almoço em escolas para estudantes da rede municipal.

Na última segunda-feira (16), Marfisa, ao lado dos secretários de saúde, educação e assistência social, a fez um panorama de como os governos devem tratar o problema da pandemia. Ela então disponibilizou um telefone que servirá para tirar dúvidas, consultas de informações e até realizar agendamentos para casos suspeitos. O contato também poderá ser feito via whatsapp pelo número (88) 99732-8400.

Escolas abertas, aulas suspensas

De volta às redes, na noite de terça-feira (17), Marfisa fez novo anúncio. O município dará almoço em escolas que serão distribuídas por microrregiões, cada uma com uma equipe responsável de avisar às localidades e organizar a distribuição. O cardápio será elaborado por nutricionistas e os estudantes terão a opção de levar o alimento para casa em recipientes que serão entregues pela prefeitura. A medida também visa evitar aglomerações em filas ou proximidades em pátios escolares.

A distribuição do almoço vigorará enquanto persistir a quarentena no município, com previsão inicial de 15 dias. A secretaria de educação trabalha com a hipótese de não conceder férias no meio do ano aos estudantes, adaptando o calendário à realidade atual.

Monitoramento de quem chega e restrições aos grupos de risco.

A secretaria de saúde já tem um plano para acompanhamento de possíveis casos do coronavírus, a vigilância. Pessoas que chegarem de locais de risco devem comunicar à secretaria para que seja deslocado um profissional para verificar o estado de saúde. Se não houver sintomas, a recomendação é de ficar em casa por sete dias. Se apresentar os sintomas o acompanhamento levará mais tempo e individualmente conduzido pela equipe responsável.

Funcionários com mais de 60 anos e gestantes estarão dispensados de seus postos de trabalho enquanto a quarentena acontece. Por serem grupos de risco, em especial os idosos em que o vírus tem poder maior de letalidade.

Marfisa ainda disse que no feriado de São José na próxima quinta-feira (19) as secretarias trabalharão em conjunto para definir os últimos ajustes. A prefeitura já anunciou no início da semana um plano de contingência em que suspende a maioria dos serviços ao público, mantendo com prioridade a atenção à saúde.



Postagens mais visitadas