Rio tem primeiro caso de paciente com coronavírus em estado grave



Secretário estadual de Saúde, Edmar Santos 
O Rio tem seu primeiro paciente com coronavírus em estado grave, informou o secretário estadual Saúde, Edmar Santos, em entrevista ao "Bom Dia Rio", da TV Globo. De acordo com ele, o paciente é um idoso, está internado em um hospital particular e se encontra entubado. Edmar Santos fez um alerta para que a população se preocupe e fique em casa.


Compromisso: EXTRA e Editora Globo reafirmam compromisso com o leitor
— As pessoas só devem sair de casa agora se tiverem que trabalhar, não conseguirem trabalhar de casa em home office, se forem comprar comida ou remédio ou se tiverem que ir ao médico. Se eu não tiver nenhuma dessas situações, tenho que ficar em casa —- recomendou o secretário.


Cirurgias suspensas: Rio suspende cirurgias eletivas e férias de médicos da rede estadual
Ele prevê que, até meados de abril, o Rio poderá ter 24 mil casos da doença. Mas o quadro poderá ser evitado se, de acordo com Edmar, a população levar a sério as medidas preventivas anunciadas pelo governo. No último sábado, o Rio chegou a 24 pessoas infectadas pelo novo coronavírus, segundo a Secretaria Estadual de Saúde. Foram identificados também outros 76 casos suspeitos.


— Com exceção dos casos de trabalho, compra de alimentos ou ida a médicos, as pessoas devem ficar em casa. Se essa medida for tomada, a transmissão deixa de ser de um para três e passa a ser de um para um. Com isso, podemos ficar com três mil ou quatro mil casos — disse Edmar.


Uma das preocupações, no momento, é a falta de leitos, revelou o secretário. O estado pretende desponibilizar mais vagas e buscar a iniciativa privada
— Todos os leitos que existem estão ocupados, daí o esforço de a gente abrir esses leitos dentro de 30 ou 40 dias e também estamos com uma conversa com o setor privado para conseguir abrir mais leitos ainda. Agora é importante dizer o seguinte: se nada for feito no sentido de as pessoas obedecerem as determinações de ficar em casa, a gente dentro de um mês pode ter 24 mil casos — frisou o secretário.


De acordo com ele, nesta segunda-feira, serão anunciadas novas resoluções. Edmar disse ainda que dois hospitais podem ser reativados — não citou quais — para abrir mais leitos. Segundo Edmar, hoje, na rede estadual, não há nenhum leito disponível de UTI. Porém, diz ele que as novas ações do governo permitirão a abertura de 300 vagas em diversas unidade.

  Agência O Globo


Postagens mais visitadas