Diante do atual cenário de suspensão das atividades educacionais
presenciais na rede pública estadual de ensino no Ceará, a secretária da
Educação do Estado, Eliana Nunes Estrela, e o Presidente do Sindicato
dos Trabalhadores da Educação, Anízio Santos de Melo, apresentaram
algumas diretrizes que orientam processo de ensino a
distância/domiciliar como parte do calendário letivo de 2020.
Esta ação deve ser organizada pelos estabelecimentos de ensino da rede
estadual do Ceará, como estratégia para cumprir a carga horária do
trabalho escolar, com base em um Plano de Atividades Domiciliares, sob a
orientação e acompanhamento das Coordenadorias Regionais de
Desenvolvimento da Educação (Credes) e da Superintendência das Escolas
Estaduais de Fortaleza (Sefor).
Diante disso, toda reposição da carga horária correspondente aos dias
letivos, alvo de suspensão de atividades presenciais, será realizada por
meio de atividades a distância/domiciliares, utilizando estratégias de
ensino e acompanhamento da aprendizagem de forma remota, organizando
aulas não presenciais, por meio da orientação das/os professoras/es e
núcleo gestor.
Um total de oito diretrizes deve guiar as escolas para a elaboração do
Plano de Atividades Domiciliares. Entre elas, o livro didático é
apontado como principal ferramenta para as aulas remotas. Além disso, a
Secretaria da Educação apoiará estudantes e educadores para o uso de
aparatos tecnológicos a fim de facilitar a conexão neste período de
ensino domiciliar. Entre as plataformas disponíveis pela Seduc estão o
Aluno Online, Professor Online e o Google Classroom.
O documento estabelece ainda que as avaliações dos conteúdos ministrados
durante o período de suspensão das aulas presenciais poderão ser
aplicadas quando os estudantes retornarem às escolas ou utilizando
recursos dos ambientes virtuais de interação quando for possível.
Diário do Nordeste