12 profissionais de saúde de São Paulo já morreram com Covid-19, diz secretário municipal


O secretário municipal de Saúde de São Paulo, Edson Aparecido, disse nesta terça-feira (21) que chegou a 12 o número de profissionais de saúde mortos com Covid-19 na capital. A última morte foi de um médico de 32 anos que trabalhava em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Itaquera, na Zona Leste. 

De acordo com o secretário, ele foi internado há uma semana e morreu na segunda-feira (20). "Infelizmente ontem, um médico da rede hospitalar nosso, da UPA [Unidade de Pronto Atendimento], na Zona Leste, de apenas 32 anos". 

De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores na Administração Pública e Autarquias do Município de São Paulo (Sindsep), entre os mortes estão dois enfermeiros que trabalhavam no Hospital Tatuapé, na Zona Leste de São Paulo: Idalgo Moura dos Santos, de 45 anos, e Juraci Augusta da Silva, de 70.
"Essa pressão no sistema [de saúde] é muito grande. Não só por conta de que cada vez mais os pacientes procuram o sistema de saúde com sintomas agravados, mas também nós temos a pressão em cima dos nossos profissionais de saúde", falou Edson. 

A taxa da ocupação de leitos por pacientes doentes na cidade de São Paulo segue crescendo em razão da pandemia de coronavírus. Três hospitais municipais (Parelheiros, Itaquera e Cidade Tiradentes) não tinham vagas nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) nesta terça-feira (21). 

"A gente precisa cada vez mais preparar o sistema de saúde para que a gente possa enfrentar o desenvolvimento da doença na cidade, caso ele venha a se agravar", disse o secretário municipal. "Nós já temos hoje óbitos nos 96 distritos da cidade."


(G1)

Postagens mais visitadas