As transformações sociais impostas pelo avanço do coronavírus fizeram
com que o brasileiro mudasse seus hábitos de consumo. Depois de estocar
itens de higiene para enfrentar o período de isolamento e registrar uma
queda na renda com a piora econômica recente, o consumidor começou a
optar por uma cesta menor e focada em produtos de necessidade do dia a
dia.
Durante a primeira semana de isolamento, a cesta média de compras do
brasileiro passou a incluir linguiça, embutidos, água sanitária e
mineral, além de frango, mostra um estudo realizado pela Kantar. Já
itens de higiene, como absorventes, desodorantes e creme dental,
perderam espaço.
O período analisado pelo levantamento faz a comparação da cesta de
consumo da semana de 23 de março, quando teve início o período mais
severo de isolamento, com a de semana de 9 de março.
"Quando o brasileiro sentiu que a crise estava chegando no país, ele fez
o seu estoque e, num primeiro momento, foram as categorias de higiene e
beleza que cresceram em consumo", afirma o diretor de serviços ao
cliente e novos negócios da Kantar, David Fiss. "O país entrou no
período de isolamento, e as categorias mais básicas começaram a ganhar
preferência no momento da compra."
"Não é que o brasileiro vai deixar de comprar produtos de higiene e
beleza. Depois de ter feito o estoque, ele deixou de dar prioridade para
esses itens e voltou a visitar o mercadinho da vizinhança ou o
supermercado perto da casa dele", afirma Fiss.
G1