Corpos das quatro vítimas de queda de avião no Ceará passam por perícia em Fortaleza


Os corpos das quatro vítimas do acidente com a aeronave bimotor PT- RMN foram transportados para perícia no Instituto Médico Legal (IML) de Fortaleza, na madrugada deste domingo (17). A informação foi confirmada por uma fonte da Perícia Forense em Sobral, cidade de onde a aeronave partiu rumo ao Piauí, mas acabou caindo, na noite da sexta-feira (15), no município de São Benedito, na Região da Ibiapaba. 

Devido às circunstâncias do acidente, envolvendo impacto e explosão, não foi possível fazer a identificação das vítimas. Por isso, foi providenciado o envio imediato dos corpos direto do local onde foram resgatados para a capital cearense, onde serão realizados exames mais detalhados, como o de DNA. Ainda não há, entretanto, nenhuma previsão de quando os corpos devem ser liberados.
O Corpo de Bombeiros resgatou os corpos das quatro vítimas do acidente em uma mata entre o Sítio Santa Tereza e o Sítio Meio do Topo. As vítimas são o comandante Paulo César Magalhães Costa, o médico infectologista Pedro José Ferreira de Meneses, que foi diagnosticado com Covid-19 e estava sendo transferido para Teresina (PI), onde mora a família; Carlo Victor Rodrigues e Samara Aline Félix, integrantes da equipe médica que acompanhava Meneses. 

De acordo com o Major Mardens Vasconcelos, subcomandante do quartel do Corpo de Bombeiros de Sobral, os quatro corpos estavam em um único local, na dianteira da aeronave, o que agravou ainda mais o trabalho de identificação de cada um. 

"É como se estivessem um em cima do outros, todos no bico [do avião]. E, além do impacto, a aeronave pegou fogo. Com o combustível derramado, continuou queimando". 

Equipe investiga os motivos da queda

Ao longo do dia, investigadores do Segundo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa II), órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) irão investigar no local do acidente o que pode ter provocado a queda do bimotor e de que forma isso teria acontecido. Ainda não se sabe, por exemplo, se a aeronave explodiu antes ou depois de se chocar com o solo. 

De acordo com o órgão, os trabalhos iniciais consistem no processo de investigação e possui o objetivo de coletar dados como fotografar cenas, retirar partes da aeronave para análise, reunir documentos e ouvir relatos de pessoas que possam ter observado a sequência de eventos.
A investigação realizada pelo Cenipa tem o objetivo de prevenir que novos acidentes com as mesmas características ocorram. Ainda segundo o órgão, a "necessidade de descobrir todos os fatores contribuintes garante a liberdade de tempo para a investigação e que a conclusão de qualquer investigação conduzida pelo Cenipa terá o menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade do acidente".


 (G1/CE)

Postagens mais visitadas