Mais de 4,4 mil profissionais da saúde já foram infectados pelo coronavírus no Ceará


Pelo menos 4.450 profissionais da área testaram positivo para Covid-19 no Ceará, segundo dados da Secretaria da Saúde do Estado, atualizados até a noite desta segunda-feira (19). Isso representa cerca de 17% de todos mais de 26 mil casos confirmados da doença provocada pelo novo coronavírus no estado. 

A maioria das confirmações se concentra em Fortaleza (3.151), Caucaia (184), Sobral (124), Maracanaú (63) e Eusébio (50). Conforme a plataforma, há 3.279 trabalhadores da saúde recuperados e outros 5.878 estão em investigação. 

As profissões mais atingidas até agora, conforme o levantamento da Secretaria da Saúde, são os técnicos ou auxiliares de enfermagem, que já somam 1.338 com a doença, enfermeiros (736), médicos (707) e agentes comunitários (181). 

Os técnicos e auxiliares de enfermagem também representam a maior quantidade de óbitos em decorrência da Covid-19. Conforme a plataforma, foram registrados seis casos fatais de trabalhadores da profissão, além de quatro médicos, um profissional da biotecnologia e um enfermeiro, totalizando 12 mortes pela doença. 

Os dados diferem da quantificação realizada por entidades como o Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos em Serviços de Saúde no Estado do Ceará (Sindsaúde-CE)), o Conselho Regional de Enfermagem (Coren-CE) e o Conselho Regional de Medicina (Cremec-CE). 

Somados os informes das instituições, são, pelo menos, 19 profissionais da saúde mortos pelo novo coronavírus, sendo três médicos, nove trabalhadores (técnicos, auxiliares em enfermeiros) ligados à Enfermagem; uma auxiliar de saúde bucal; dois auxiliares de serviços gerais; um maqueiro; um agente comunitário; e dois agentes de combate às endemias.


(G1/CE)

Postagens mais visitadas