Moradores de comunidade no Piauí fazem "lockdown" improvisado para proteger idosos da Covid-19


Moradores do assentamento Araras, no município Amarante, a 127 km de Teresina (PI), fizeram um ''lockdown" improvisado para proteger cerca de 50 idosos e outras pessoas do grupo de risco da comunidade. Pelo menos 75 famílias residem no local. Na entrada, uma cerca de arames farpados foi montada para impedir a movimentação de estranhos. As informações são do Portal G1.

O termo "lockdown", que significa bloqueio total em inglês, é a medida mais severa em uma pandemia. No Piauí, ainda não há esse tipo de medida decretada.

Segundo a técnica em enfermagem do assentamento, Carmem Pereira, 45, moradora da comunidade há 16 anos, cerca de 50 idosos, 90 crianças, além de pessoas com diabetes e em tratamento de hemodiálise residem no local.

De acordo com ela, o assentamento foi fechado com arame farpado e os moradores foram colocados em pontos estratégicos para evitar a entrada de pessoas estranhas.

No cartaz improvisado pelos moradores é possível ler o seguinte aviso: "Comunicamos a todos que estamos proibindo a entrada de estranhos em nossa comunidade devido à pandemia de Covid-19. Aos casos de exceção, por favor usem máscaras. Gratos pela compreensão #FiquemEmCasa".

Carmem explica que cerca de cinco a seis pessoas, incluindo mulheres, ficam 24 horas por dia de plantão na barreira. Só é permitida a entrada de profissionais da saúde, segurança e justiça, desde que estejam usando máscara. Os moradores que resguardam a entrada da comunidade fazem uso de máscaras.

A comunidade Araras existe há mais de 20 anos e produz mandioca, milho, feijão, para consumo próprio e também para comercialização, mas atualmente tem se mantido através do auxílio do Governo Federal e de doações de cestas básicas. Até o momento não há nenhum caso suspeito ou confirmado da Covid-19 no assentamento.



(O Povo)

Postagens mais visitadas