Pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostra que a perda
do poder de compra já atingiu quatro em cada dez brasileiros desde o
início da pandemia. Do total de entrevistados, 23% perderam totalmente a
renda e 17% tiveram redução no ganho mensal, atingindo o percentual de
40%.
Quase metade dos trabalhadores (48%) tem medo grande de perder o
emprego. Somado ao percentual daqueles que têm medo médio (19%) ou
pequeno (10%), o índice chega a 77% de pessoas que estão no mercado de
trabalho e têm medo de perder o emprego. De modo geral, nove em cada dez
entrevistados consideram grandes os impactos da pandemia de coronavírus
na economia brasileira.
A pesquisa mostra também que o impacto na renda e o medo do desemprego
levaram 77% dos consumidores a reduzir, durante o período de isolamento
social, o consumo de pelo menos um de 15 produtos testados. Ou seja, de
cada quatro brasileiros, três reduziram seus gastos. Apenas 23% dos
entrevistados não reduziram em nada suas compras, na comparação com o
hábito anterior ao período da pandemia.
Questionada sobre como pretende se comportar no futuro, a maioria dos
brasileiros planeja manter no período pós-pandemia o nível de consumo
adotado durante o isolamento, sendo que os percentuais variam de 50% a
72% dos entrevistados, dependendo do produto. Essa tendência, segundo a
CNI, pode indicar que as pessoas não estão dispostas a retomar o mesmo
patamar de compras que tinham antes.
UOL