17 setores da economia retomam as atividades nesta segunda-feira no Ceará; veja os horários


A fase de transição do plano de retomada da economia no Ceará durante a pandemia do coronavírus tem início nesta segunda-feira (1º) com 17 setores retornando ao trabalho. Nesta primeira fase, setores do comércio, construção civil e outros seguimentos já poderão funcionar.
 
O Ceará ultrapassou a marca de 3 mil óbitos por Covid-19 e tem mais de 48 casos da Covid-19. 
Agora o estado contabiliza 3.010 mortes em decorrência do novo coronavírus, conforme atualização da plataforma IntegraSUS, da Secretaria da Saúde (Sesa), neste domingo (31). 

A partir desta segunda, haverá uma fase de transição, seguida por outras quatro, cada uma com 14 dias, com a divisão das atividades liberadas para retomarem por grupos. Em função da demanda pelas atividades econômicas, os setores poderão ajustar os horários de saída da forma mais adequada. 

Veja abaixo os horários de escalonamento para as atividades liberadas hoje:
  • Construção Civil e Indústria de Transformação: 7 às 17h
  • Serviços (excetuando atividades vinculadas a outras cadeias) : 8 às 20h, ajustando as jornadas às características dos diversos segmentos
  • Administração Pública: 9 às 18h
  • Comércios: 10 às 16h
  • Outros setores de atividade: Serviços essenciais em funcionamento atualmente continuam com horário regular.
Orientado por indicadores de saúde, o secretário-chefe da Casa Civil, Élcio Batista, que liderou o comitê que estabeleceu as regras para o funcionamento das empresas, reforçou a importância com a higiene e observou que as prefeituras têm autonomia para decretar regras mais rígidas de isolamento social ou retomada."As empresas podem proteger os funcionários e ajudar que os empregados protejam os colegas, as famílias e assim por diante. É por isso que locais de aglomeração continuam fechadas", afirmou Élcio Batista.

Fases de transição

Também na primeira fase serão permitidas a atuação da indústria química, 30% da cadeia da construção civil em obras com até 100 operários; lojas de construção civil; cadeia da saúde (óticas, escritórios, clínicas de dentistas); e cuidados pessoais, como cabeleireiros e barbeiros.

O governador do Ceará, Camilo Santana, afirmou que todo o processo será avaliado diariamente e poderá sofrer mudanças. Segundo Camilo, o plano de retomada é comportamental, baseada em critério de risco sanitário e outro econômico e social. As fases serão especificadas por decretos.

Em uma reunião do Conselho Arquidiocesano de Pastoral, realizada na manhã de sábado (30), o arcebispo Dom José Antonio avisou que os templos da Igreja Católica Apostólica Romana em Fortaleza somente irão abrir as portas das suas igrejas após a quarta etapa do plano de reabertura. Pelo decreto, as atividades religiosas já poderiam ser retomadas na segunda fase, previsto para ocorrer entre 22 de junho e 5 de julho, desde que mantenham até 20% de sua capacidade total. 

(G1/CE)

Postagens mais visitadas do mês