Agente penitenciário é investigado por ajudar presos


Um agente penitenciário é investigado por levar celulares para dentro de um presídio na Região Metropolitana de Fortaleza, além de dar apoio a um plano de fuga.

Segundo a Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário do Ceará (CGD) e a Secretaria da Administração Penitenciária do Ceará (SAP), o agente confessou a participação no esquema.

Conforme a Delegacia de Assuntos Internos (DAI), da CGD, foi cumprido um mandado de busca e apreensão - expedido pela Justiça Estadual - contra o servidor, em uma residência no Município de Itapajé, na última terça-feira (9), para colher documentos e mídias que colaborem com a investigação. O homem foi preso, pagou fiança de R$ 1,5 mil e, depois, foi solto.

A CGD informou ainda que o agente revelou que começou a aceitar as encomendas de uma facção local para levar celulares aos internos do Instituto Penal Professor Olavo Oliveira (IPPOO) II, em Itaitinga, em janeiro deste ano, para sustentar o vício em apostas de jogos de futebol. Ele recebia R$ 2 mil por cada aparelho entregue.

O agente ainda revelou que em um plano de fuga, ele seria feito refém, em uma rebelião no IPPOO II, promovida por detentos que estariam na posse das armas levadas por ele.

Segundo a CGD, o agente penitenciário será investigado pelos crimes de corrupção, facilitação de entrada de arma de fogo e celulares, além de facilitação de fugas no sistema penitenciário.

(CNews)

Postagens mais visitadas