Cerca de 407 mil brasileiros tiveram o WhatsApp clonado no mês de maio, número 11% maior em comparação com o mês anterior. A estimativa é do dfndr lab, laboratório especializado em segurança digital da PSafe.

Ao todo, mais de 136 mil golpes diferentes foram encontrados pelo laboratório. Esses ataques impactaram, no total, mais de 10,6 milhões de brasileiros.

E, durante a pandemia, o tema que mais tem sido abordado por criminosos são os falsos benefícios - as promessas renderam mais de 27 milhões de acessos. As páginas falsas estão relacionadas a serviços como o FGTS e o auxílio emergencial .

Emilio Simoni, diretor do dfndr lab, dá algumas dicas para não cair em golpes digitais como o da clonagem do WhatsApp ou de phishing. Confira:
  • Tenha um sistema de segurança instalado no seu celular;
  • Antes de fazer qualquer pagamento ou fornecer seus dados pessoais, tenha certeza de que a pessoa ou site com quem você está se comunicando é confiável;
  • Tenha cuidado dobrado ao clicar em links recebidos em redes sociais, por e-mail ou WhatsApp;
  • Ative a autenticação de dois fatores disponível no WhatsApp, a fim de aumentar a segurança da conta. Para isso, vá em Configurações > Conta > Confirmação em duas etapas.


O POVO