Clubes terão que se adaptar ao futebol sem torcida no estádio


A pandemia do novo coronavírus transformou o mundo, as relações e forma de viver em sociedade. Todos os setores sofrerão alguma adaptação ao retornarem e no futebol não é diferente.

Além das medidas sanitárias e protocolos médicos durante treinos e jogos, a nova realidade do futebol será sem torcida e de portões fechados, pelo menos até o mundo estar seguro para que as arquibancadas estejam ocupadas como antes. Assim, quando o futebol brasileiro retornar, os clubes terão que se adaptar a esta nova realidade, principalmente aqueles mais populares, com torcidas gigantescas, já que não terão mais o importante apoio.

Neste contexto estarão os três grandes clubes da Capital, Ceará e Fortaleza, que disputam a Serie A e o Ferroviário, que jogará a Série C. A neutralidade do estádio mudará a característica do jogo, já que cientificamente está provado que o time da casa, com apoio do torcedor, tem mais probabilidade de vitória, pela influência psicológica.

No Campeonato Alemão, o desempenho dos times da casa caiu quase 20%, com estádios vazios. A porcentagem leva em conta as seis rodadas desde o retorno da competição, em 16 de maio. Nos 54 jogos da nova realidade, quem atua longe de casa está levando ampla vantagem. Os visitantes venceram 27 vezes, contra apenas 11 triunfos dos mandantes, além de 16 empates. É relevante constatar que os visitantes venceram a metade dos jogos, 50% deles, empataram 30% e perderam apenas 20%.

No Campeonato Espanhol, que retornou no último final de semana, os mandantes venceram apenas 4 vezes em 10 jogos, com as vitórias dos times da casa caindo para 40%. A média geral de vitórias do mandante do campeonato é 48%, contra 25% dos visitantes. Na rodada, os visitantes venceram três vezes, aumentando para 30% o número de vitórias. Ou seja, mesmo os números da La Liga não sendo tão impactantes quanto da Alemanha, ainda é uma perda estatística para os mandantes.

Já em duas rodadas do Campeonato Português, os visitantes venceram 6 vezes em 18 partidas realizadas. O número de vitórias dos times da casa foi o mesmo: 6. Na média do campeonato português, os times da casa vencem (39% dos jogos, contra 34% dos visitantes. Em duas rodadas, os visitantes igualaram as estatísticas antes desfavoráveis.


(Diário do Nordeste)

Postagens mais visitadas