Empresários e funcionários da Caixa Econômica são condenados a prisão por fraude milionária no Ceará


Sete acusados de participar de uma fraude de cerca de R$ 50 milhões aos cofres da Caixa Econômica Federal (CEF) no Ceará, entre empresários e funcionários da Instituição, foram condenados a prisão pela Justiça Federal. Outros 11 acusados foram absolvidos. 

A sentença foi proferida pelo juiz da 32ª Vara Criminal, Francisco Luís Rios Alves, na última quinta-feira (18). A quadrilha foi desarticulada na Operação Caixa Preta, deflagrada pela Polícia Federal (PF) há quatro anos, no dia 1º de junho de 2016. 

A empresária Ana Carolina de Araújo Medeiros teve a maior condenação, 19 anos e 1 mês de reclusão, pelos crimes de estelionato, obtenção de financiamento mediante fraude e organização criminosa. Ela ainda foi absolvida de lavagem de dinheiro e corrupção ativa. 

Segundo a sentença, Ana Carolina "foi a principal articuladora do esquema criminoso apurado nesta ação penal, tendo as empresas que comandava - tanto formalmente quanto informalmente - sido beneficiadas com um multimilionário volume de recursos obtidos mediante operações de crédito fraudulentas concedidas pela CEF". 

As investigações apontaram que a empresária movimentou mais de R$ 16 milhões em suas contas bancárias, entre janeiro de 2011 e abril de 2015, valor que não era compatível com a declaração à Receita Federal. Ela obteve empréstimos fraudulentos para ao menos 20 empresas, sendo a maioria do setor da construção civil. A defesa da empresária não foi localizada.(G1/CE)

Postagens mais visitadas