Fortaleza entra na fase 2 da retomada nesta segunda, anuncia Camilo; Sobral e Juazeiro em lockdown

 

O governador Camilo Santana (PT) prorrogou, neste sábado (20), o decreto de isolamento social no Estado do Ceará e liberou Fortaleza para a fase 2 do plano estadual de retomada da economia. Com a tendência de declínio da incidência de Covid-19 na Capital, mais 13 segmentos foram autorizados a retornar às atividades, como igrejas e os restaurantes.

Todo o restante do Ceará continuará na fase de transição. Os municípios que integram a macrorregião de Fortaleza adentram na fase 1, quando 17 segmentos têm permissão para atuar dentro de protocolos rígidos de segurança.

Apenas dois municípios ficam em regime de isolamento social rígido, o lockdown: Sobral, que já estava, e Juazeiro do Norte, que retrocedeu uma etapa devido ao aumento dos casos.
"Sobral continuará com o isolamento social rígido por mais uma semana. A situação lá melhorou muito, mas é importante mantermos por mais uma semana. E entrará também a cidade de Juazeiro, onde há um crescimento dos casos, disse o governador".
"Fortaleza continua reduzindo todos os indicadores, mantendo as taxas baixas do ponto de vista de todos os critérios da Secretaria da Saúde", disse o governador. A fase deve durar 14 dias, mas no fim dos 7 primeiros dias deve ser avaliado o andamento das atividades previstas na nova etapa.
Vale ressaltar que o uso de máscara segue obrigatório no Ceará.

Para o avanço das fases, os critérios adotados são: ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), número de casos confirmados do novo coronavírus e índice de óbitos. Os quesitos precisam apresentar movimento decrescente para uma nova etapa ser instaurada - são quatro e cada uma envolve mais cadeias produtivas livres para atuar, sempre com 14 dias de análise. Caso não se confirme a queda, os processos de reabertura estacionam ou retrocedem.

Caso todas as etapas sejam cumpridas no tempo listado, a retomada completa da economia duraria 63 dias. O ciclo seria encerrado no dia 30 de julho, com a conclusão das fases de forma sequencial.
Flexibilização em Fortaleza

A partir de segunda-feira (22), Fortaleza poderá apresentar, de forma parcial, a abertura dos seguintes segmentos: Comunicação, Publicidade e Editoração; indústrias e serviços de apoio; tecnologia da informação; assistência social; comércio de produtos não essenciais; alimentação fora do lar; atividades religiosas; Esporte, cultura e lazer.

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, pontuou que cada atividade liberada terá um protocolo específico e ressaltou que é importante a população manter os cuidados. "Para cada ação há um protocolo. E tudo isso não pode fazer o cidadão se descuidar do básico, com uso de máscara e álcool em gel. Se houver algum risco no processo de abertura, será interrompido", complementou.

Diário do Nordeste

Postagens mais visitadas