Leitos de Covid-19 são liberados à assistência clínica e cirúrgica com queda de casos em Fortaleza


O prefeito Roberto Cláudio anunciou na noite desta segunda-feira (22) que, com a queda no número de casos e óbitos pelo novo coronavírus em Fortaleza, leitos antes exclusivos para Covid-19 estão sendo destinados à assistência clínica e cirúrgica. As informações foram divulgadas durante uma transmissão ao vivo realizada nas redes sociais.

"Graças à redução muito consistente do número de casos e do número de óbitos, a gente está passando já a transformar leitos que eram específicamente para Covid em leitos de assistência clínica e cirúrgica à população. Por exemplo, a gente tinha uma unidade de UTI no Frontinha de Antônio Bezerra de 10 leitos especificamente para Covid-19 e a redução importante dos casos e mesmo da demanda por leitos de UTI permitiu que a gente, a partir de hoje, pudesse abrir esses 10 leitos de volta para a assistência clínica e cirúrgica", disse.

Roberto Cláudio afirmou ainda que os equipamentos não mais usados para atendimento de pacientes infectados com o novo coronavírus vão servir para modernizar a rede de saúde do município, mas alertou que caso haja necessidade, eles podem voltar a servir à demanda de Covid-19.

"À medida que a gente for ganhando segurança e entendendo que há consistência nessa tendência de queda, a gente vai aproveitando equipamentos novos para modernizar o parque hospitalar existente, ampliando leitos, mas ao mesmo tempo estando preparados e capazes de retomar leitos Covid caso haja algum risco de retorno a essa necessidade", pontuou.

Covid-19: Ceará tem mais de 71 mil recuperados

O Estado do Ceará contabilizou um total de 5.618 pessoas mortas em decorrência da Covid-19. O número de infectados em território cearense é de 94.708. Os dados são da última atualização do boletim epidemiológico, divulgados às 19hh12 desta segunda-feira (22), na plataforma IntegraSUS, da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa).

O  número de pessoas recuperadas da doença no Estado é de 71.011. A taxa de letalidade no estado é de 5,9%. Em comparação ao último boletim, de 15h33, houve um acréscimo de 550 casos confirmados da doença e 14 óbitos. 


(Diário do Nordeste)

Postagens mais visitadas