Você está em: CEARA // Notícia de Fagner Freire // 5 de junho de 2020


A Universidade Federal do Ceará (UFC) aplicará 13.460 testes rápidos entre estudantes, professores e servidores de forma gratuita. De acordo com a instituição, o Ministério da Educação liberou R$ 1.413.300,00 para essa ação de combate à pandemia. Qualquer pessoa da comunidade acadêmica poderá participar, obedecendo a diretrizes traçadas pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) e Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE).

Os exames são feitos através da coleta de sangue. Eles permitem a identificação de anticorpos e podem ser aplicados em qualquer pessoa, independentemente de ser caso suspeito ou não. A maior parte deles deve ser aplicada na Faculdade de Medicina (Famed). O Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM) já reservou estrutura especial para a realização dessas atividades. "Lá, temos capacidade de realizar pelo menos 100 testes por dia", diz o vice-reitor da UFC, Glauco Lobo. 

A testagem deve ocorrer por fases. Segundo o vice-reitor, em um primeiro momento deve-se adotar o critério de idade, por ser universal. Dentro desses critérios, servidores docentes e técnico-administrativos serão contatados pela PROGEP, e estudantes, pela PRAE, para saber se têm interesse em participar do exame.

A partir disso, as duas pró-reitorias envolvidas irão elaborar um calendário, organizando grupos de 100 pessoas, com agendamento de dia e hora para aplicação. Todos os interessados serão contatados, posteriormente, pela Secretaria de Tecnologia da Informação (STI), quando receberão informações sobre como proceder. A orientação aos interessados, portanto, é aguardar essas comunicações.


(CNews)
Caderno: CEARA
Obs.: Os comentários abaixo postados, não refletem as opiniões do Ipu Notícias
Comentários
0 Comentários

0 comentários

Faça seu Comentário

Todos os comentários são lidos e moderados previamente
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto da matéria
- Não serão aceitos comentários difamatórios
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros sites ou blogs

OBS.: Comentários dos leitores não refletem as opiniões do IN

2010 - Portal Ipu Notícias . Todos os Direitos Reservado. - Desenvolvido por Fagner Freire