UFC aplicará 13 mil testes rápidos na comunidade acadêmica


A Universidade Federal do Ceará (UFC) aplicará 13.460 testes rápidos entre estudantes, professores e servidores de forma gratuita. De acordo com a instituição, o Ministério da Educação liberou R$ 1.413.300,00 para essa ação de combate à pandemia. Qualquer pessoa da comunidade acadêmica poderá participar, obedecendo a diretrizes traçadas pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) e Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE).

Os exames são feitos através da coleta de sangue. Eles permitem a identificação de anticorpos e podem ser aplicados em qualquer pessoa, independentemente de ser caso suspeito ou não. A maior parte deles deve ser aplicada na Faculdade de Medicina (Famed). O Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM) já reservou estrutura especial para a realização dessas atividades. "Lá, temos capacidade de realizar pelo menos 100 testes por dia", diz o vice-reitor da UFC, Glauco Lobo. 

A testagem deve ocorrer por fases. Segundo o vice-reitor, em um primeiro momento deve-se adotar o critério de idade, por ser universal. Dentro desses critérios, servidores docentes e técnico-administrativos serão contatados pela PROGEP, e estudantes, pela PRAE, para saber se têm interesse em participar do exame.

A partir disso, as duas pró-reitorias envolvidas irão elaborar um calendário, organizando grupos de 100 pessoas, com agendamento de dia e hora para aplicação. Todos os interessados serão contatados, posteriormente, pela Secretaria de Tecnologia da Informação (STI), quando receberão informações sobre como proceder. A orientação aos interessados, portanto, é aguardar essas comunicações.


(CNews)

Postagens mais visitadas