Você está em: CEARA // Notícia de Fagner Freire // 19 de julho de 2020


A taxa de contágio do coronavírus no Ceará segue em queda. Desde o dia 23 de junho, o índice chamado de reprodução efetiva de casos (RT) está abaixo de 1, o que indica que cada paciente infectado transmite o vírus para menos de uma pessoa. 

Segundo a plataforma IntegraSUS, o Ceará atingiu o menor índice desde o início da pandemia nesta sexta-feira (17), com RT de 0,66. O valor continua o mesmo neste sábado (18). A Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) considera níveis de 1 a 0,5 como indicadores de média transmissão. 

O Ceará tem 146.375 casos confirmados de coronavírus e 7.172 óbitos em decorrência da infecção. O estado registra ainda taxa de letalidade de 4,9%. A reprodução efetiva pode ser utilizada para analisar o incremento de novos casos. Especialistas indicam que, quando a taxa está abaixo de 1, as cadeias de transmissão podem estar sendo interrompidas. 

Todas as regiões de saúde do Ceará registram taxa de contágio menor que 1. A região de Fortaleza é a que tem menor índice, com 0,8 de RT. Já o Litoral Leste e Jaguaribe apresentam a maior taxa de contágio do Estado, registrando nível de transmissão de 0,97. 

Apesar das regiões terem nível médio de transmissão, a maioria das cidades ainda tem alta taxa de contágio, chegando em índices maiores que 2. Apenas quatro cidades têm reprodução efetiva em nível médio: Fortaleza (0,88), Maracanaú (0,99), Sobral (0,96) e Juazeiro do Norte (0,99).



(Diário do Nordeste)
Caderno: CEARA
Obs.: Os comentários abaixo postados, não refletem as opiniões do Ipu Notícias
Comentários
0 Comentários

0 comentários

Faça seu Comentário

Todos os comentários são lidos e moderados previamente
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto da matéria
- Não serão aceitos comentários difamatórios
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros sites ou blogs

OBS.: Comentários dos leitores não refletem as opiniões do IN

2010 - Portal Ipu Notícias . Todos os Direitos Reservado. - Desenvolvido por Fagner Freire