Mortes por meningite reduziram 75% no Ceará em comparação com 2019


No Ceará, foram registradas 6 mortes por meningite na 22ª Semana Epidemiológica, até dia 30 de maio deste ano, reduzindo em 75% em comparação a 2019, quando foram contabilizados 24 óbitos. Ao todo, o Estado teve 105 ocorrências pela doença neste ano, com maior incidências da meningite viral, com 38 casos, e da meningocócica, com 15, representando respectivamente 36,2% e 14,3% do total. 

Em 2019, no mesmo período, 236 casos foram confirmados, conforme boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa). Da mesma forma que neste ano, as meningites virais e meningocócicas tiveram maior incidência, com 95 e 28 casos, equivalente a 40,3% e 11,9%. Em relação aos óbitos, a meningite meningocócica teve 10 mortes nos 28 casos, registrando letalidade de 35,7%. 

Em comparação a 2020, as ocorrências totais tiveram redução de 55,5%, saindo de 236 para apenas 105. 

De acordo com a Sesa, os dados de 2020 ainda podem sofrer mudanças caso haja notificações dos municípios e unidades. Após isso, mais 15 dias, no mínimo, são necessários para atualização do sistema. 

A pasta estadual ainda menciona uma possibilidade das quedas de notificações da meningite relacionadas à pandemia do novo coronavírus.

“Seria o fato de estarmos falando de um acometimento que em sua grande maioria é ocasionado por infecções de transmissão respiratória. Ou seja, as mesmas medidas adotadas para a redução da transmissão de Covid-19 são medidas simples (como lavar as mãos, manter ambientes limpos e arejados, evitar aglomerações), que também podem evitar a propagação de vários outros patógenos, como os que causam meningite, podendo assim influenciar na redução na incidência da doença”.

Casos no interior

Em 2019, casos de meningite foram confirmados em 65 dos 185 municípios cearenses, representando 35,3%. Do total, apenas 13 tiveram registro de óbitos, equivalente a uma taxa de 7,1%. 

Já neste ano, houve uma redução de 38,5% na quantidade de cidades com casos confirmados, tendo somente em 40 das cidades, equivalente a 21,7%. As mortes só foram registradas em 3 dos municípios, representando menos de 2% do total. 

Em municípios como Poranga, Guaraciaba do Norte, São Benedito, Ubajara, Tianguá e Parambu, localizados a oeste do Estado, que tiveram ao menos uma ocorrência da doença no ano passado, não houve nenhum registro nessas localidades em 2020.

Vacinação

Para combater a meningite no Brasil, a vacina Meningocócica ACWY foi incorporada ao calendário nacional de vacinação neste ano, com indicação para adolescentes na faixa etária de 11 e 12 anos.
Em 2019, o boletim afirma que as vacinas CV ficaram abaixo da meta em alguns municípios do Estado, em decorrência do desabastecimento a nível nacional da vacina Pentavalente e do processo de integração entre as bases de dados para registro da vacinação. 


 (G1/CE)

Postagens mais visitadas