Polícia Civil cumpre mandados de busca e apreensão contra alvos do movimento #ExposedFortal


A Polícia Civil do Ceará (PCCE) cumpre mandados de busca e apreensão contra suspeitos de crimes sexuais, alvos de denúncias pelo movimento #ExposedFortal, nas redes sociais. A informação foi publicada pelo secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), André Costa, no Twitter, na manhã desta segunda-feira (6).

A SSPDS, em nota, detalhou que a operação é conduzida pelas delegacias de Combate à Exploração da Criança e do Adolescente (Dceca) e da Criança e do Adolescente (DCA), com apoio do Departamento de Proteção aos Grupos Vulneráveis (DPGV) e do Departamento de Inteligência Policial (DIP).

Peritos da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) participaram dos levantamentos, que resultaram nas apreensões de celulares, computadores e HDs. O material foi recolhido dos imóveis alvos da operação e encaminhado para Pefoce para extração de informações e análise do conteúdo dos dispositivos.

A Polícia Civil recebeu pelo menos oito Boletins de Ocorrência (BOs) relacionados às denúncias do #ExposedFortal. Entre os casos, há crimes sexuais cometidos por professores contra alunas de instituições de ensino da Capital.

As denúncias apresentadas através da hashtag #ExposedFortal encorajaram outras vítimas de crimes sexuais a fazerem o mesmo, em outras cidades do Estado, o que fez surgir o #ExposedSobral e #ExposedItapipoca.

A Região do Cariri foi a precursora no movimento, ao viralizar a hashtag #ExposedCariri, no início de junho, para denunciar abusos sexuais em escolas e universidades. Os crimes são investigados pelo Ministério Público do Ceará (MPCE).

A Secretaria da Educação do Ceará (Seduc) também informou que irá apurar as denúncias. “A Secretaria prestará assistência aos alunos e familiares e acrescenta a importância de manifestações por meio do canal da Ouvidoria”, completou o informe.



(Diário do Nordeste)

Postagens mais visitadas