Três dos 43 bairros de Juazeiro do Norte somam 35% de todos os óbitos pela Covid-19 no Município


Os dados detalhados do último boletim epidemiológico da Secretaria da Saúde de Juazeiro do Norte mostraram que o número de casos confirmados da Covid-19 e mortes pela doença têm se concentrado nos bairros mais periféricos da cidade. A maior incidência acontece no João Cabral, Romeirão e Tiradentes. Hoje, a terra do Padre Cícero já soma 3.310 casos confirmados.

Até o último dia 29, data em que a pesquisa foi fechada, o Município apresentava 81 óbitos — hoje já são 87 — sendo que o maior número de mortes aconteceu no Romeirão (12), João Cabral (10), Pirajá (7), Franciscanos e Frei Damião (5).  Os três primeiros bairros concentram, sozinhos, 35,8% de todas as mortes em Juazeiro do Norte, que tem 43 bairros. 

Já em casos confirmados, o João Cabral, bairro mais populoso com quase 18 mil habitantes, segundo o último censo do IBGE, lidera com mais de 165 pessoas infectadas, seguidos pelo Romeirão, que acumula 141, Salesianos e Tiradentes, que registram 133.

Os números no bairro Romeirão assustam, pois, sua população, segundo o censo de 2010, é de 7.110 habitantes. A título de comparação, o bairro São Miguel, próximo ao centro da cidade, que registra 8.261 habitantes de acordo com os últimos dados do IBGE, acumula 40 casos, segundo o boletim do último dia 29.

A dona de casa Maria das Dores da Silva, moradora do Romeirão, vê com estranhamento o grande número de casos no seu bairro já que, segundo ela, as pessoas tem se cuidado. “Aqui não sai muita gente de casa, mas quando sai é tudo de máscara”, conta. Os números, porém, mostram um cenário preocupante. Apenas na sua Rua José de Alencar, quatro vizinhas faleceram pela Covid-19. “Ninguém sabe como pegou”, completa. 


(Diário do Nordeste)

Postagens mais visitadas