Você está em: CEARA // Notícia de Fagner Freire // 6 de agosto de 2020


Na manhã desta quarta-feira, 5 de agosto, gestores da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) e Secretaria de Saúde de Fortaleza divulgaram através de coletiva de imprensa o resultado da segunda fase da pesquisa de soroprevalência. A pesquisa ocorreu entre os dias 13 e 20 de julho. Foi realizada através dos exames de teste rápido e do swab nasal para RT-PCR, onde mostram a imunidade e circulação viral, respectivamente.

“A pesquisa de soroprevalência é uma atividade que se faz para avaliar tanto a circulação viral atual como a imunidade. Sabemos que algumas coisas ainda não estão claras em relação à Covid-19, se essa imunidade é permanente e quanto que é duradoura”, ressaltou a secretária de Vigilância e Regulação da Sesa, Magda Almeida.

Nesta segunda fase, o resultado dos testes rápidos mostrou que 13,1% da população já tem anticorpo da Covid-19 em Fortaleza. Já o RT-PCR revelou que 1,1% é positivo. Ou seja, a circulação viral nas regionais do município foi muito baixa, com destaque para a Regional II.

“Além da pesquisa de soroprevalência, podemos avaliar a situação viral no município através do teste de RT-PCR. A informação da circulação viral associado com os dados epidemiológicos e assistenciais apontam que realmente o município de Fortaleza está numa fase ainda em epidemia, mas com baixa circulação viral”, afirmou a secretária de Saúde de Fortaleza, Joana Maciel.

Dos 121 bairros que existem na capital, 117 passaram pela avaliação da segunda etapa da pesquisa de soroprevalência. Foram realizados 3.300 testes rápidos e coleta de swab nasal para RT-PCR, além de entrevistas com os moradores na segunda fase. A pesquisa conta com a parceria da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) e do Instituto Opnus.



(Governo do Estado do Ceará) 
Caderno: CEARA
Obs.: Os comentários abaixo postados, não refletem as opiniões do Ipu Notícias
Comentários
0 Comentários

0 comentários

Faça seu Comentário

Todos os comentários são lidos e moderados previamente
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto da matéria
- Não serão aceitos comentários difamatórios
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros sites ou blogs

OBS.: Comentários dos leitores não refletem as opiniões do IN

2010 - Portal Ipu Notícias . Todos os Direitos Reservado. - Desenvolvido por Fagner Freire