Você está em: CIDADE , IPU , PRINCIPAL , VIDEOS // Notícia de Fagner Freire // 26 de agosto de 2020



Homenagem alusiva da Banda de Música Centenária Maestro Lázaro Freire aos 180 anos de emancipação da cidade de Ipu/Ceará, executando a música “Filho Ausente” do compositor Carlo Gil com arranjos de Jorge Nobre e edição de vídeo do músico Ismael Carlos.

Ouça no vídeo acima como ficou o trabalho feito pelos músicos da banda de música que está parada devido à pandemia, com os músicos fazendo seus ensaios de forma em casa.

Histórico da banda

A história da Banda de Música Centenária Maestro Lázaro Freire de Ipu nasceu durante o final do século XIX, precisamente no ano de 1884. Conforme relata Francisco De Assis Martins (Professor Mello). “A primeira Banda de Música de Ipu foi fundada em 1884. Seu fundador criador foi o Vigário Colado da Capela de Ipu Francisco de Corrêa Carvalho e Silva”. A Banda de Música a princípio pertenceu à paróquia de Ipu, pois a mesma nasceu dentro da própria Igreja Católica servindo-a quando requisitada para animar os festejos especialmente durante as comemorações sacras e logo depois os festejos do Mártir Santo São Sebastião de Ipu. Atualmente a Banda de Música é um órgão vinculado à cultura pertencendo à Prefeitura Municipal de Ipu desde o ano de 1989, na segunda gestão do então prefeito Antônio Milton Pereira (Dr. Milton). Em 31 de outubro de 2019, a Assembleia Legislativa do Ceará aprovou o projeto de lei nº 17.107, que reconhece a Banda de Música Centenária Maestro Lazaro Freire de Ipu como Patrimônio Cultural do Estado do Ceará. Por João Freire, músico, professor e historiador.
Obs.: Os comentários abaixo postados, não refletem as opiniões do Ipu Notícias
Comentários
0 Comentários

0 comentários

Faça seu Comentário

Todos os comentários são lidos e moderados previamente
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto da matéria
- Não serão aceitos comentários difamatórios
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros sites ou blogs

OBS.: Comentários dos leitores não refletem as opiniões do IN

2010 - Portal Ipu Notícias . Todos os Direitos Reservado. - Desenvolvido por Fagner Freire