Banda de Música Maestro Lázaro faz homenagem aos 180 anos da cidade de Ipu



Homenagem alusiva da Banda de Música Centenária Maestro Lázaro Freire aos 180 anos de emancipação da cidade de Ipu/Ceará, executando a música “Filho Ausente” do compositor Carlo Gil com arranjos de Jorge Nobre e edição de vídeo do músico Ismael Carlos.

Ouça no vídeo acima como ficou o trabalho feito pelos músicos da banda de música que está parada devido à pandemia, com os músicos fazendo seus ensaios de forma em casa.

Histórico da banda

A história da Banda de Música Centenária Maestro Lázaro Freire de Ipu nasceu durante o final do século XIX, precisamente no ano de 1884. Conforme relata Francisco De Assis Martins (Professor Mello). “A primeira Banda de Música de Ipu foi fundada em 1884. Seu fundador criador foi o Vigário Colado da Capela de Ipu Francisco de Corrêa Carvalho e Silva”. A Banda de Música a princípio pertenceu à paróquia de Ipu, pois a mesma nasceu dentro da própria Igreja Católica servindo-a quando requisitada para animar os festejos especialmente durante as comemorações sacras e logo depois os festejos do Mártir Santo São Sebastião de Ipu. Atualmente a Banda de Música é um órgão vinculado à cultura pertencendo à Prefeitura Municipal de Ipu desde o ano de 1989, na segunda gestão do então prefeito Antônio Milton Pereira (Dr. Milton). Em 31 de outubro de 2019, a Assembleia Legislativa do Ceará aprovou o projeto de lei nº 17.107, que reconhece a Banda de Música Centenária Maestro Lazaro Freire de Ipu como Patrimônio Cultural do Estado do Ceará. Por João Freire, músico, professor e historiador.

Postagens mais visitadas