Você está em: CEARA // Notícia de Anselmo // 24 de agosto de 2020


A cidade de Eusébio inaugurou oficialmente nesta segunda-feira (24), a Unidade de Apoio ao Diagnóstico da Covid-19. O equipamento da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) terá capacidade para liberar, por dia, até 10 mil resultados de testes RT-PCR, considerados os mais confiáveis para o diagnóstico da doença.

A inauguração contou com a presença do ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello. Ele afirmou que o local vai ampliar a capacidade nacional de processamento de testes moleculares para detecção da Covid-19. Segundo a Fiocruz, os resultados devem ser liberados em, no máximo, 48 horas. O lançamento também contou com um minuto de silêncio em respeito às quase 115 mil vítimas da doença em todo o Brasil.

O governador do Ceará, Camilo Santana também se manifestou a respeito. “Essa unidade é um exemplo de que há um esforço conjunto com o único objetivo de ajudar a mitigar e investir em algo fundamental. Ela vai permitir o que há de mais moderno e fazer mais de 10 mil testagens por dia, não só para o Ceará, mas para outros estados do Nordeste”.

O local que foi construído em pouco mais de dois meses, é equipado com plataformas automatizadas e em seu pleno funcionamento, contará com 200 profissionais, entre biologistas e técnicos de laboratório capacitados, se revezando em três turnos de trabalho.

A presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, destacou que, após a pandemia do coronavírus, a estrutura cearense vai permanecer como “legado" para o sistema de vigilância epidemiológica do SUS.

O Ceará foi o quarto Estado, após Rio de Janeiro, Paraná e São Paulo, a receber infraestrutura tecnológica disponível na implantação de Unidades de Apoio ao Diagnóstico da Covid-19 da Fiocruz. Juntas, elas podem processar até 1 milhão de testes por mês, segundo estimativa da Fundação.

Diário do Nordeste
Caderno: CEARA
Obs.: Os comentários abaixo postados, não refletem as opiniões do Ipu Notícias
Comentários
0 Comentários

0 comentários

Faça seu Comentário

Todos os comentários são lidos e moderados previamente
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto da matéria
- Não serão aceitos comentários difamatórios
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros sites ou blogs

OBS.: Comentários dos leitores não refletem as opiniões do IN

2010 - Portal Ipu Notícias . Todos os Direitos Reservado. - Desenvolvido por Fagner Freire