Cerca de 600 leitos de Covid-19 já foram remanejados para outras especialidades


Fortaleza vem apresentando redução nos índices de casos e óbitos de Covid-19. Com isso, cerca de 600 leitos exclusivos para a enfermidade já foram liberados para outras especialidades tanto na Capital, quanto na Região Metropolitana (RMF), segundo o secretário da Saúde do Estado (Sesa), Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho, o Dr. Cabeto. 

“Chegamos a ter 30 leitos de UTI no Hospital São José, hoje são três. Tivemos até 400 doentes com Covid internados no Hospital Geral de Fortaleza, e quase 300 no Hospital de Messejana. Num dia só, registramos mais de 1.500 pacientes internados com Covid, 150 deles com ventilação mecânica, intubados. Houve uma redução muito drástica, e agora é o momento de mudarmos o perfil dessas vagas, darmos prosseguimento à ampliação da rede, para resolvermos grande parte do problema das filas”, avalia o secretário. 

Fortaleza foi a primeira cidade do Ceará a passar pelo pico da doença, de acordo com dados da plataforma IntegraSUS. Os altos índices de casos confirmados e óbitos em decorrência da infecção foram registrados no município, principalmente, entre o fim de abril e o dia 20 de maio.
A situação, porém, é distinta das cidades do interior, que ainda registram altos índices de contaminação, como os municípios do Cariri cearense e do Litoral Leste. Por isso, segundo Cabeto, os leitos dessas áreas precisam ser mantidos. 

O Ceará registrou, até esta terça-feira (4), 179.976 casos e 7.821 óbitos por Covid-19. Número de recuperados da doença chegou a 151.069.  


(G1/CE)

Postagens mais visitadas