Corpo da atriz Chica Xavier é enterrado no Rio


O corpo da atriz Chica Xavier, conhecida por papéis marcantes em novelas como "Sinhá Moça" e "Renascer", foi enterrado na tarde deste domingo (9) no cemitério Jardim da Saudade, em Paciência, Zona Oeste do Rio. Ela morreu no sábado (8) aos 88 anos de câncer de pulmão. 

O velório foi restrito aos familiares por conta da pandemia e o sepultamento ocorreu por volta das 16h.

Nascida em Salvador em 22 de janeiro de 1932, Francisca Xavier Queiroz de Jesus mudou-se para o Rio em 1953, aos 21 anos e se consagrou como atriz de teatro, TV e cinema, ao longo de uma carreira de mais de seis décadas. 

Ícone da TV, do teatro e do cinema, Chica Xavier destacou-se como referência da representatividade negra na arte brasileira. Ao longo de sua carreira, fez 26 novelas na TV Globo. Esteve também em 11 minisséries e 10 programas especiais, como Caso Verdade, Caso Especial e Teletema. Participou ainda de produções no Canal Futura e nas TVs Bandeirantes, Manchete e Educativa.

Chica ainda esteve presente em 11 filmes, entre eles o clássico do Cinema Novo "O assalto ao trem pagador", de 1962, dirigido por Roberto Farias.



(G1/CE)

Postagens mais visitadas