Meteoro brilhante é registrado em cidades de Minas Gerais



De acordo com informações do Brazilian Meteor Observation Network (Bramon), o fenômeno foi captado por câmeras na noite desta segunda-feira (3) nas cidades de Pedro Leopoldo, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, Carmo da Mata, Lagoa da Prata, Oliveira, Santo Antônio do Monte, São Francisco de Paula, no Centro-Oeste e Patos de Minas, no Alto Paranaíba. 

De acordo com o astrônomo amador e diretor-técnico da Bramon, Marcelo Zurita, são chamados de “fireball” meteoros mais brilhantes que o planeta Vênus. 

Segundo ele, o fenômeno foi observado às 19h31 desta segunda-feira, e teve duração de 6,14 segundos, um que é considerado um tempo longo para este tipo de acontecimento celeste. Além de Minas Gerais, ele também foi registrado nos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro.
De acordo com Zurita, estima-se que esse meteoro tinha entre 3 e 5 quilos e que estava a uma velocidade de 14,1 km/s ao penetrar a atmosfera. 

O professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Renato de Las Casas, explica que meteoros são rochas que entram na atmosfera da terra em uma velocidade muito alta. 

Segundo ele, por causa do atrito com ar, o meteoro se aquece até entrar em ignição e virar uma brasa. Ainda de acordo com Las Casas, também por causa da alta velocidade, o meteoro vai comprimindo o ar à sua frente, criando uma luminosidade. 

O professor destaca que, por dia, toneladas desse material caem na terra, mas uma porcentagem muito pequena produz esse fenômeno luminoso.



(G1)

Postagens mais visitadas