Os trabalhos policiais que culminaram na deflagração das operações iniciaram após dois homicídios registrados nos dias 24 e 26 de julho, na cidade que integra a Área Integrada de Segurança 14 (AIS 14) do Ceará. Os primeiros identificados foram dois adolescentes, ambos de 16 anos, que são investigados pelas mortes de Geovane Gomes da Silva (36), que já respondia por violação de domicílio; e Saulo Winny Lira Sousa (22). Crimes ocorridos no bairro Edmundo Rodrigues, em Forquilha.
Um dos menores, que já possui passagem pela Polícia por porte ilegal de arma de fogo, foi capturado no dia 29 de julho pela Polícia Civil em posse de um revólver calibre 38 e seis munições, que estavam escondidos dentro de um fogão no interior de uma casa. Ainda no imóvel, foram encontradas 21 trouxinhas de maconha e dinheiro.
“Ele confessou que a arma foi a mesma utilizada para cometer os atos infracionais análogos aos crimes de homicídio. No mesmo contexto, ele levou a Polícia Civil até um matagal próximo à cidade de Forquilha, onde havia escondido a motocicleta utilizada nas execuções. O veículo foi roubado no dia 24 pelos mesmos adolescentes”, explica o delegado Ricardo Magalhães, titular da Delegacia Municipal de Forquilha.
O suspeito foi autuado em um Boletim Circunstanciado de Ocorrência (BOC) por tráfico de drogas, roubo e posse irregular de arma de fogo. De posse dos indícios colhidos nas apurações, a Polícia Civil representou junto ao Ministério Público Estado do Ceará (MPCE) pela internação provisória da dupla. Com o deferimento das decisões, os policiais civis seguiram em diligência e apreenderam o outro menor envolvido nos crimes, na segunda-feira, dia 10 de agosto, também em Forquilha. Ele já respondia a um ato infracional por roubo.
Já o primeiro suspeito menor de idade, que havia sido apreendido no dia 29 de julho e já se encontrava em liberdade, foi localizado novamente nessa terça-feira, em um imóvel no bairro Centro. Dessa vez, ele foi capturado por meio da decisão de internação provisória no sistema socioeducativo do Estado, além de materiais encontrados na casa, que configuraram como flagrante.
SSPDS)



