Um peruano investigado por tráfico internacional de drogas e outros quatro chefes de uma organização criminosa estão entre os presos na operação "Aditum 3", deflagrada pela Polícia Civil na manhã desta quinta-feira (27) no Ceará. Cerca de 300 mandados de prisão e busca e apreensão foram cumpridos em 33 municípios do Estado. Durante as ações, que contam com a atuação de 350 agentes, a polícia apreendeu drogas e armas de fogo.


De acordo com Polícia Civil, um dos detidos é apontado como responsável por guardar as armas de fogo que abasteciam o grupo criminoso. A polícia afirma que o peruano e o outro homem fazem parte dos 41 alvos da operação que estavam em liberdade.


Conforme a polícia, além dessas prisões, também foram cumpridas 102 decisões judiciais no interior do sistema prisional cearense. Entre os recolhidos, 25 homens são suspeitos de ocupar chefias na organização.


Pelo menos 12 criminosos foram presos na capital até as 7h52. Os presos foram encaminhados ao Complexo de Delegacias Especializadas (Code). Conforme a polícia, os alvos respondem por crimes como tráficos de drogas, associação para o tráfico, lavagem de dinheiro e por integrar organização criminosa no Ceará.


Conforme o delegado Fernando Menezes, diretor do Departamento Técnico Operacional da Polícia Civil, a operação dá continuidade as investigações que tiveram início há dois anos, sobre a atuação da organização criminosa. "Cada fase é uma nova apreensão de materiais, que vão ser utilizados para novas investigações ou complementação de investigações anteriores e, naturalmente, desbaratar toda atuação do crime organizado no Estado", afirma.


G1 CE