Quase metade dos praças da PM é bolsonarista, aponta levantamento



Uma pesquisa feita pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) mostra que 41% dos policiais militares de baixa patente — soldados, cabos, sargentos e subtenentes — estão entre os apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). O levantamento foi obtido com exclusividade pelo UOL e publicado nesta sexta-feira (7/8).

Segundo a pesquisa, esse grupo usa as redes sociais para interagir com páginas e grupos bolsonaristas. Entre eles, 12% de PMs, 7% dos policiais civis e 2% dos agentes federais defendem pautas mais radicais, como o fechamento do Congresso e do Supremo Tribunal Federal (STF). O número de apoiadores do presidente é menor entre os policiais civis e federais.

A pesquisa foi feita com base em 885.730 policiais da ativa ou aposentados identificados no portal da transparência de estados e da União. A partir daí, os responsáveis localizaram os perfis no Facebook de 141.717 agentes de segurança.


Outro dado que chama a atenção são as opinões sobre temáticas como as pautas LGBTQ+. De acordo com o levantamento, 24% de todas as interações de PMs nesses grupos e páginas tinham conteúdo homofóbico. Por outro lado, o fórum identificou a defesa de pautas sociais, como o combate à violência contra a mulher, em 12% dos perfis de policiais civis, 6% dos PMs e 3% dos agentes federais.
Metrópoles

Postagens mais visitadas