A Máquina de Vendas, holding que administra a rede varejista Ricardo Eletro, protocolou um pedido de recuperação judicial nesta sexta-feira, 7, na 1ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais da Comarca de São Paulo. A empresa estudava essa opção há mais de um mês devido à crise ocasionada pela pandemia de coronavírus. O tamanho do rombo registrado no pedido é de 4,01 bilhões de reais.

Funcionários da empresa enfrentavam nas últimas semanas um clima de apreensão. O medo se explica: junto ao pedido de recuperação, a Ricardo Eletro também anunciou o encerramento de toda a sua operação de lojas físicas, o que levará indubitavelmente a um sem-número de desempregados. Com o pedido, todas as 320 unidades físicas da rede espalhadas por 17 estados estão fechando as portas.

A ideia é manter os melhores talentos atuando em regime de home office, mas ainda não se sabe quantos funcionários farão parte da empresa no futuro, já que o objetivo daqui para frente é reduzir os custos de sua operação. Neste cenário, cada funcionário concentrará seus argumentos de vendas por meio de canais como o WhatsApp.
Veja