A semana que se inicia a partir de hoje (31) começa ainda de maneira atordoada e assustada para muitas pessoas em Santa Quitéria. O domingo foi de muita aflição ao acompanharem mais um incêndio de grandes proporções, que devastava vegetações na fazenda Mata Fresca, a pouco mais de 15 quilômetros da sede e avançando rumo à comunidades próximas. O trabalho dos bombeiros será intensificado logo nas primeiras horas desta manhã, para debelar os focos existentes.


De acordo com o comandante do 3º Batalhão de Bombeiros Militares, tenente-coronel Sousa Júnior, o fogo teve início no sábado anterior, tendo sido controlado de maneira temporária. No entanto, logo no início da tarde de ontem, diante das altas temperaturas, fortes ventos e baixa umidade do ar, as chamas reiniciaram ainda mais intensas, sendo possível avistá-las de toda a cidade.

Ainda segundo Sousa Júnior, o incêndio é “provavelmente criminoso” e ainda não é possível saber a dimensão dos estragos causados, por conta da baixa iluminação. Os esforços estão sendo voltados para afastar o fogo de algumas residências próximas, bem como de uma granja na fazenda Sabiá.

No local, trabalham equipes do Corpo de Bombeiros Militares de Crateús e Canindé, e aguarda-se a vinda de uma equipe de Sobral. A depender do controle dos focos, uma aeronave da Ciopaer poderá ser enviada à Santa Quitéria para auxiliar no combate.


Com este, o mês de agosto finda-se com três grandes incêndios em áreas próximas do município e que exigiram intervenções dos bombeiros para debelar as chamas. Nas fazendas Ipueiras e Milagres, centenas de hectares foram atingidos. Vale ressaltar que, até janeiro de 2021, as queimadas estão proibidas mediante um decreto estadual com estado de emergência. 
 
A Voz de  Santa Quitéria