Com público reduzido e medidas de segurança, paróquia de Ipu inicia os festejos de São Francisco



A pandemia da covid-19, fez com que todos se adaptassem às novas formas de convivência social, é o chamado novo normal. Comércios, escolas, bares e, até mesmo, as instituições religiosas seguem protocolos de segurança para a retomada das suas atividades. A paróquia de São Sebastião de Ipu, iniciou na noite desta quinta-feira (24) a abertura dos festejos de São Francisco. As celebrações serão campais, realizadas no patamar externo da igreja matriz, e contarão com um número reduzido de fiéis.

Com o tema: “São Francisco: Dom e compromisso com a vida”, os Ipuenses celebram a 85ª edição do tradicional festejo religioso. “Somos convidados a uma readaptação da forma de viver e conviver em sociedade. E São Francisco nos dá esse exemplo com sua vida”, declarou o padre João Batista, pároco da cidade. Neste ano a paróquia promove dois horários distintos para as missas, pela manhã, ás 7h, e a noite, ás 18h30. Evitando, assim, aglomerações e proporcionando, principalmente, aos mais idosos um horário especial de celebração. “O horário da manhã é mais confortável para os idosos e também para as nossas comunidades poderem participar dessa grande festa”, finalizou ele.

Durante toda a celebração as entendidas de fiscalização e segurança estiveram presentes para a vistoria e orientação dos fiéis no cumprimento dos protocolos de segurança. Uso de máscara, álcool em gel e o distanciamento social são alguns deles. O tradicional hasteamento da bandeira de São Francisco foi realizado com a presença de alguns representantes da banda de música municipal Maestro Lázaro Freire. Ao final da noite, o padre João Batista anunciou a realização do leilão on-line e dos horários destinados as confissões, pela manhã de 08h:30 às 10h30 e, no período da tarde, de 17h às 18h.






















Texto e Fotos: Vinícius Braga

Postagens mais visitadas