Decreto estadual libera retorno das feiras públicas em Fortaleza com restrições


A partir desta semana, o Governo do Ceará autoriza o retorno das feiras públicas em Fortaleza. A autorização foi confirmada pela publicação do Decreto Estadual No. 33.737/20, no último sábado (12), que recomenda a realização das feiras ao ar livre, desde que respeitadas as medidas de segurança estabelecidas pelo Protocolo Geral divulgado pelo Diário Oficial do Estado do Ceará (DOE) e em protocolo setorial publicado no site da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet).

As recomendações incluem a utilização de máscaras por feirantes e consumidores e higienização com o uso do álcool ou álcool em gel 70% dos produtos e das próprias mãos. Além disso, a regra de distanciamento social de dois metros impõe distância de 2 metros entre barracas e atendimento individualizado. “A precaução é essencial para que toda a população cearense possa avançar, ao invés de regredir nas fases de retomada responsável da economia”, recomenda o secretário De Assis Diniz.

No momento, a autorização para a retomada das feiras públicas vale apenas para a capital Fortaleza, que se encontra num estágio mais avançado da retomada responsável das atividades econômicas. Com a entrada do Cariri, todas as regiões do Estado do Ceará se encontram na Fase 4 da retomada. Ainda assim, estabelecimentos comerciais precisam atender a limitação de público indicada pelo decreto e a realização de eventos fica limitado a 100 pessoas.

“Quanto aos setores que ainda retornaram, ficou definido que serão realizadas reuniões a partir do começo da semana para avaliação do cenário e protocolos, de forma a haver uma definição de quando ocorrerá esse retorno. Relatórios de nossas equipes de saúde apontam queda contínua de casos e óbitos no Cear´, mas não podemos relaxar, para que não haja aumento dos indicadores. O alerta continua”, declarou o governador Camilo Santana em live transmitida pelo Facebook.
 
 
 
(Governo do Estado do Ceará)

Postagens mais visitadas