Está proibido radares escondidos em rodovias, avenidas e ruas; informa Conselho Nacional de Trânsito


O Conselho Nacional de Trânsito proibiu radares escondidos em todas as rodovias, avenidas e ruas do país. A regra vale para os equipamentos fixos ou portáteis instalados a partir de novembro deste ano. Os municípios terão até novembro de 2021 parar adaptar às novas regras aos equipamentos já existentes.

As ruas que estiverem sendo monitoradas, deverão ter placas indicando com clareza a velocidade máxima permitida. O órgão determina ainda que as autoridades de trânsito divulguem na internet quais são os trechos fiscalizados.

O Presidente da Comissão de Trânsito da OAB, Rosan Coimbra, disse que as novas regras geram uma confiança maior dos motoristas nos órgãos de fiscalização. Também deverá ser sinalizado ao motorista as vias onde há redução gradual de velocidade.


“A partir dessa resolução, os condutores serão melhor informados a respeito do posicionamento dos equipamentos. Essa resolução também proíbe a instalação de equipamentos de fiscalização em árvores, pontes, viadutos, o que era muito comum”, disse Coimbra.

Já o Presidente do Observatório Nacional de Segurança Viária, José Aurélio Ramalho, deixou claro que as novas medidas podem impactar o trânsito negativamente. Pelas novas regras, também fica proibido o uso de radares sem registrador de imagem.

“Quando há sinalização ostensiva sobre um radar, o 'pseudo infrator' tira o pé do acelerador. Ali, naquele local, não vai ter tanto acidente. Você pode ter certeza que, passando o radar, ele volta a acelerar e colocar em risco a sociedade”, explica Ramalho.

Ainda de acordo com as novas regras, as "lombadas eletrônicas" só poderão existir em trechos críticos e que representam riscos para pedestres e ciclistas, por exemplo.


Band UOL

Postagens mais visitadas