Ibama: 36 propriedades notificadas por incêndios florestais


Em duas semanas de vistorias, 36 propriedades rurais no Ceará foram notificadas na primeira fase da Operação Apoena, desencadeada pelo Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O balanço foi apresentado nesta sexta-feira (4). Entre os locais visitados pelas equipes, estão propriedades rurais inseridas próximas à Unidades de Conservação como o Parque Nacional de Ubajara, Floresta Nacional do Araripe e Reserva Particular do Patrimônio Natural Serra das Almas, em Crateús.

O Ceará está em estado de emergência ambiental, no período compreendido entre julho de 2020 a janeiro de 2021, devido ao maior risco de queimadas e incêndios florestais, conforme Decreto Estadual nº 33.687/2020. Nesse período, fica proibido o uso do fogo e estão suspensas as emissões de autorização para a queima controlada.

A Operação Apoena tem quatro fases distintas, a serem realizadas até o mês de novembro, compreendendo, também, o monitoramento remoto das áreas notificadas, vistorias, confecção de laudos e lavraturas de notificações e investigação das causas dos incêndios florestais.

No Ceará, a operação contou nessa primeira fase com o apoio do Comitê Estadual de Prevenção, Monitoramento, Controle de Queimadas e Combate aos Incêndios Florestais (Previna), coordenado pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Ceará (Sema).

Em anos anteriores, a Operação Apoena já foi realizada nos estados de Mato Grosso, Goiás e Maranhão, compreendendo os biomas Amazônia e Cerrado. No Ceará e na Caatinga é a primeira vez que a operação acontece.

Apoena, na língua tupi-guarani, significa “olhos que enxergam longe” e faz referência ao objetivo da operação de tentar reduzir, antecipadamente, os impactos ambientais causados pelo uso do fogo, visando à proteção da Caatinga no período de maior vulnerabilidade aos incêndios florestais.


 (CNews)

Postagens mais visitadas