Inmet aponta baixa umidade do ar em 72,82% do território cearense




O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta quinta-feira (24), novos alertas de “Perigo” e “Potencial Perigo” pela baixa umidade do ar para 134 dos 184 municípios cearenses - 72,82% do território. Isso traz riscos à saúde e aumenta as possibilidades de ocorrências de incêndios florestais. O aviso é válido até hoje, às 18h.

No caso de “Perigo”, quando a variação da umidade relativa do ar gira em torno de 12% a 20%, estão 68 municípios cearenses, localizados no Sertão Central, no Sertão dos Inhamuns, na região Jaguaribana, no Cariri cearense e também no Centro-Sul.

Ainda há 66 Municípios em alerta de “Perigo Potencial”, classificação em que a umidade relativa do ar fica entre 20% a 30%, oferendo um risco menor para a saúde humana e incêndios florestais. Neste caso, aparecem os territórios das seguintes regiões: Sertão Central, Inhamuns, Jaguaribe, Norte e Noroeste cearenses. 

Cuidados

O tenente-coronel Noberto Santos, comandante da 1ª Companhia de Bombeiros de Juazeiro do Norte, alerta para o perigo causado pelas queimadas ilegais, principalmente, neste período mais seco, prática ainda comum pelos agricultores. “O calor potencializa os incêndios florestais, somado aos ventos, que são mais fortes entre agosto e setembro. Por isso, procuramos orientar a população”, enfatiza.

A baixa umidade do ar também pode causar problemas de saúde, como ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz. O alergologista e imunologista Cícero Inácio, aponta que é comum a secura das mucosas nasais, exacerbação de conjuntivites alérgicas, dermatite atópica, asma e rinite alérgica. Sua orientação é o consumo de líquido, principalmente água.
 
 
 
(Diário do Nordeste)

Postagens mais visitadas